Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

- Televisão 60 anos – O Show -


No dia 18 de setembro de 1950 entrava no ar a primeira transmissão da televisão na América Latina, com a TV Tupi de Assis Chateaubriand. Ironicamente, o meio de comunicação mais popular do país comemorou seus 60 anos de existência no Brasil em uma festa cheia de celebridades, mas longe das câmeras. Na noite de sábado (18), o evento “Televisão 60 anos – O Show” reuniu os pioneiros do meio em São Paulo, mas não foi televisionado por nenhuma emissora.
Hebe Camargo, que em 1950 foi convidada por Chateaubriand para cantar o Hino da  TV, relembrou que faltou no dia da transmissão. Em vez de inaugurar a TV, ela foi assistir a seu então namorado, Luiz Ramos, no teatro. “Todo mundo diz que eu ‘coisei’ com ele nesse dia, mas não, nessa noite eu só fiquei olhando para ele no palco”, conta, completando que quem cantou o hino em seu lugar foi Lolita Rodrigues, “a única que sabe a letra até hoje”. Depois de vencer um câncer no peritônio, em 2010, a apresentadora aproveitou para agradecer o apoio do público. “Pelo que vocês fizeram por mim é que eu estou aqui. Vocês que me deram força, foi muito amor”, afirmou.
Além de contar a história de artistas que ainda estão na mídia, o evento serviu para lembrar aqueles que foram esquecidos pelo grande público. Como Sônia Maria Dorce, que ainda criança e vestida de indiazinha falou a primeira frase da televisão. E a própria Vida Alves, atriz que deu o primeiro beijo em uma telenovela brasileira, e hoje é presidente da Pró-TV - Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira.

O que seria do mundo sem a televisão? Aonde a humanidade estaria hoje? O que seria do Brasil sem a Globo?

Blog Tips (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário